sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Taliban.



São imagens coletadas por thomas dworzak em kandahar logo após a queda do taliban. em frente ao hotel do fotógrafo, uma série de estúdios fotográficos recomeçou a abrir (o taliban proibía retratos e representações de homens e animais, lembram das gigantescas cabeças de budas de mais de 5.000 anos dinamitadas por eles?). porém, as fotografias eram necessárias como forma de identificação da população, portanto, o governo permitia o trabalho parcial desses estúdios.
Acontece que os jovens membros do taliban que lá iam, também queriam tirar retratos mais produzidos, de acordo com as tradições locais, então, de maneira clandestina, essas fotos eram tiradas nos fundos dos estúdios. com a queda do taliban no afeganistão e a consequente fuga de seus membros para o paquistão, essas fotos foram abandonadas nos estúdios e mais tarde coletadas por thomas dworzak.

É impressionante ver que homens e meninos que foram/são tão cruéis aparecem com rostos angelicais, maquiados, femininos nessas fotos. o tratamento dado à elas lembra muito aqueles retratos coloridos com ekoline de pais, mães, famílias e bebês tão comuns por aqui. outro fato curioso é a constatação de que uma mão de ferro não consegue romper com uma tradição arraigada, mesmo entre seus seguidores. vale a pena o ensaio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário