sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tragicamente belo esse filme. Gostei muito, mas vá com cuidado: é punk, punk,punk!

A edição norte-americana da revista Rolling Stone elegeu Preciosa – Uma História de Esperança como o Melhor Filme de 2009.

O longa, baseado no livro Push, de Sapphire, conta a história da adolescente negra Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe). Analfabeta, vive no Harlem com sua desestruturada família – a mãe é (Mo’Nique) desequilibrada e o pai a engravidou duas vezes. A vida de Precious ganha nova perspectiva quando ela recebe a possibilidade de entrar em uma escola alternativa.
Desde que ganhou o Prêmio de Júri, Prêmio Especial (à atriz Mo’Nique) e Melhor Público no Festival de Sundance, Preciosa – Uma História de Esperança vem acumulando prêmios e indicações. Além de ser cotado para o Oscar, já foi mencionado no Globo de Ouro e no Screen Actors Guild.


"Filme incômodo. Muito incômodo. Aquela low life incomoda. A aparente passividade da garota sofrida e abusada diante da mãe psicopata incomoda. Até que tudo vai tomando forma. Personagens notáveis vão pulando por todos os lados, bem definidos e magistralmente interpretados por um elenco de totais desconhecidos. A rede social, pessoal e oficial, aparece e a personagem se desenvolve. A personalidade, já mostrava desde o início. Faltava a ação. Precious é um filme onde o drama da protagonista é tão absurdo que nada mais do que ocorre tem grande carga dramática. E isto torna o roteiro real, muito verossímil. Os atores constroem personagens críveis e resulta uma obra quase documental, que fecha com o argumento baseado num fato real. Ela não tem um final glorioso, apenas é ajudada e se levanta um metro acima do fundo do poço. Para quem estava bem no fundo, parece o paraíso. Verossímil de novo."

Resenha de cgsmoura. In: http://cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/ficha/nomefilme/preciosa-uma-historia-de-esperanca/id/16266


Nenhum comentário:

Postar um comentário