Pelo terceiro ano, o festival Art Rua corre paralelo à feira ArtRio, também na Zona Portuária da cidade, e se posiciona definitivamente como um dos principais eventos de arte urbana do Brasil. Para a edição 2014, há várias novidades. Uma delas é o local, o charmoso Centro Cultural Ação da Cidadania, na Gamboa, um galpão com 14.000 m². Nesse espaço, estarão espalhados sete murais de 82 m², que serão pintados por artistas selecionados pelo Instagrafite, uma das maiores redes colaborativas de arte urbana do mundo, que participa pela primeira vez do projeto fazendo a curadoria. O tema escolhido como norte foi: Day Dreaming, sonhando acordado.
"Ano passado, foram mais de 40 painéis feitos por artistas de vários estados. Esse ano, optamos por fazer uma coisa mais exclusiva, com poucos nomes e artistas gringos. Nos preocupamos em fazer um mix dos já consagrados com os novos talentos, mas que já tem alguma projeção no exterior", revela Marina Bortoluzzi, que assina o projeto curatorial com Marcelo Pimentel. "Selecionamos aqueles que pintam o lúdico, o realismo fantástico, o mundo dos sonhos".
Entre os nomes, estão The London Police (Inglaterra), Seth GlobePainter(França), Ana Marieta (Porto Rico), Ramon (Brasil-BH), Toz (Brasil-RJ),Bicicleta sem freio (Brasil-Goiania) e Branco (Brasil-SP). Além do galpão, nas imediações Inti (Chile) e El Seed (Tunísia) farão intervenções em empenas, enormes suportes que simulam laterais de prédios. Ambos vivem na França e são representados pela Itinerrance, uma referência na arte urbana europeia, que estará marcando presença no Art Rua 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário