sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Homem por trás da MPB.


"Testemunha ocular do Dia D, desertor da Guerra na Argélia, confeiteiro em Paris, executivo da Odeon, Phonogram e WEA, pioneiro na iniciativa de análises qualitativas de mercado, negociador da libertação do publicitário Washington Olivetto. A autobiografia de André Midani é mais do que um depoimento de quem desde a década de 50 observa sob um ângulo privilegiado os bastidores do mercado musical brasileiro.
Foi por meio de Dorival Caymmi, então contratado pela Odeon de Midani, que a gravadora descobriu e lançou João Gilberto, dando o primeiro passo para a consagração da bossa nova. Capaz de antever o que havia de novo e criativo em matéria de música popular, envolveu-se com o primeiro time da MPB. Ajudou a concretizar o projeto tropicalista de Caetano e Gil, de quem se tornaria amigo por toda a vida. Nos anos 80, percebeu que uma nova geração de jovens roqueiros poderia reinventar o mercado de discos e fez o que pôde para que a música "Inútil", do Ultraje a Rigor, se tornasse um hino informal do movimento das Diretas Já. Mais que lançar artistas, músicas e modismos, André Midani interferiu de forma consistente e profunda na cultura brasileira. "

Muito bom o livro do André Midani. Será que teremos o volume dois? Porque se André contasse tudo tudo que ele viu e viveu por trás dos bastidores, além do que ele publicou agora, seria deveras interessante. Até agora ele fez um livro de fôlego, mas bem comportado.

Nenhum comentário: