quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iris Apfel: estilo de icone global.

A primeira vez que você ouviu (ops, ou leu) sobre a Iris Apfel foi ontem? Atualização já! Não é por menos que a senhorinha conquistou o prêmio “estilo de icone global”. A nova-iorquina de 89 anos (nasceu em agosto de 1921) começou sua carreira na moda em alto estilo na Women’s Wear Daily – aquele jornal que a personagem Miranda de “O Diabo Veste Prada” começava o dia, lembra? Ela também trabalhou como decoradora do designer Elinor Johnson e como assistente do ilustrador Robert Goodman. Viu a citação da decoração ali no meio? Não ficou por aí: ela foi a decoradora da Casa Branca – e não só uma vez! Foram oito os presidentes que a escolheram como decoradora: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e por último, Clinton.

Esta não foi a primeira vez que Iris Apfel (o sobrenome vem do marido Carl Apfel, seu nome de solteira é Barrel) ganha uma homenagem. Entre as mais especiais, está a organizada pelo Metropolitan Museum of Art (em 2005) em Nova York, com o titulo “Rara Avis (Rare Bird): The Irreverent Iris Apfel”. O sucesso da mostra – com um acervo de perder o ar – foi em seguida para o Norton Museum of Art (em West Palm Beach), para o Nassau Country Museum (Nova York) e para o Peabody Essex Museum (Salem). Enquanto isso, o Museum of Lifestyle & Fashion History, de Boynton Beach esta finalizando uma área de quase nove mil metros quadrados com uma mega galeria dedicada a ela. São figurinos, móveis, acessórios…


Pra encerrar, algumas das máximas de Iris: “Não leve a tua produção tão a sério”; “Vá do high ao low”; “Não entre em pânico por conta da sua idade”; e “Não tenha medo de parar o tráfego”.


Nenhum comentário: