segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bath é uma maravilhosa cidade celta, romana e inglesa! Terra de Jane Austen e Minerva!!




Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, localizada no Condado de Somerset. É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água). Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas), no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição oral indica que já era conhecida antes.
Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males (doenças). Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos. Por causa disto, a cidade possui numerosos exemplos de arquitectura georgiana, com o expressivo ao Royal Crescent (Crescente Real). A cidade tem uma população de cerca de 80.000 habitantes e é Património da Humanidade.


O sítio do nascente principal foi para os Celtas um lugar sagrado, que dedicaram a Sulius, ao qual na Mitologia romana identificaram com Minerva, apesar do qual a cidade se chamou Aquae Sulis (literalmente: "As águas de Sulis") durante o domínio romano, durante o qual se construíram grandes edifícios para o banho (termal), incluindo a Grande Terma. Estes edifícios foram convertidos em uma das principais atracções turísticas da cidade.
Após o abandono da Bretanha por parte do Império Romano, a vida urbana desapareceu do país, mas apesar de terem sido abandonadas as termas romanas de Bath há evidencias de que continuaram a ser usadas esporadicamente. Os anglo-saxões chamaram ao lugar Baðum, Baðan ou Baðon (nos banhos - ou em português antigo 'nas caldas'), da qual deriva o nome actual. De seu nome saxão deriva a teoría que diz que Bath é o lugar donde se travou a batalha de Mons Badonicus, onde o Rei Artur se dirigiu aos bretões, conseguindo ganhar aos saxões. Melhor documentada está a Batalha de Deorham, em 577.








Nenhum comentário: