terça-feira, 10 de junho de 2014

Parabéns para O DEUS da música! Pois melhor do que o silêncio só JOÃO!! Vivaaaaaaaaaaaaaa


Completando 83 anos nesta terça-feira, João Gilberto pode ser considerado, no mínimo, um homem excêntrico. Reunimos as dez melhores histórias e curiosidades do baiano precursor da Bossa Nova, que faz da sua voz e violão um show à parte. Confira!

1-      João Gilberto odeia quem conversa em seu show. Ele pede silêncio constantemente, além de reclamar de detalhes técnicos, como a acústica e a temperatura do ar condicionado.

2-      O cantor tem uma espécie de fobia social. Por isso, João Gilberto recebe bilhetes frequentemente por debaixo da porta, como forma de comunicação. Até Elba Ramalho passou por isso. A cantora ligou para o apart hotel em que ele vive, no Leblon, e pediu para vê-lo. Ele perguntou: “Você tem um baralho”. Ela disse que sim e foi comprar um. Ao chegar ao apart hotel, ele pediu que ela passasse o baralho por baixo da porta, e não a recebeu.

3-      Segundo Ruy Castro, autor do livro “Chega de Saudade”, sobre a Bossa Nova, ele tem hábitos fixos. Acorda às cinco horas da tarde, almoça quase meia-noite e janta às sete da manhã. João Gilberto odeia alterações em sua rotina.

4-       Ainda segundo o escritor, ele não tem faxineira. Uma vez por mês o próprio João Gilberto faz a limpeza. O lustre da sala está para cair, pois o cantor não deixa o eletricista entrar no apartamento.

5-      Segundo Marco Antonio Bompet, namorado de Nara Leão, João passava o dia tocando violão no banheiro, de pijama. Ele acreditava que a acústica do local era a mais favorável.

6-      Antes de João estourar, dizem que ele tocava para sua sobrinha dormir. E aí surgiu a inspiração para a Bossa Nova.

7-      O baiano pede comida todos os dias no mesmo lugar. Segundo Ruy Castro, ele liga todos os dias para o mesmo garçom, pergunta se tem alguma novidade no cardápio e, seja qual for a resposta, pede um steak ao sal grosso. A comida é entregue por um copeiro pela porta entreaberta, que depois pega os pratos que ficam no chão do corredor de entrada. O detalhe é que o copeiro faz o mesmo serviço há anos e mesmo assim nunca o viu.

8-       Durante a gravação de “Samba de uma Nota Só”, em 1963, João Gilberto se irritou com os erros do saxofonista americano Stan Getz. E pediu para Tom Jobin: “Diga pra esse gringo que ele é burro”. “Stan, o João está dizendo que o sonho dele sempre foi gravar com você”, traduziu Jobim. “Engraçado. Pelo tom de voz, não parece que é isto o que ele está dizendo”, finalizou Getz.

9-      João Gilberto sofreu uma ação de despejo do apartamento que aluga no Leblon, na zona sul do Rio. A briga judicial começou porque a dona do apartamento, Georgina Brandolini D’Adda, que mora na Itália, alegou “motivações pessoais”, depois do cantor não permitir o ingresso de pedreiros que iriam consertar uma janela.

10-   Dizem os amigos que  João Gilberto gosta de dirigir de olhos fechados, “guiado pelas estrelas”, ou por um “santo muito forte”, como dizem os outros. João adorava fazer isso com seu Monza e pela avenida Atlântica, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: