quinta-feira, 25 de junho de 2009

Recomendo a leitura:



Uma reflexão sobre a construção de um mito e a mórbida curiosidade do público por tudo que é bizarro são algumas das questões levantadas em 'Para entender Michael Jackson', de Margo Jefferson. Neste ensaio, a crítica de teatro do The New York Times procura desvendar o que está por trás da máscara do mais festejado astro da música pop de todos os tempos.

Além de debruçar-se sobre as peculiaridades deste excêntrico personagem, acostumado à fama desde a infância, Margo Jefferson analisa ainda como a sociedade americana precisa criar astros, inclusive os mais bizarros.

O levantamento da autora mostra que Michael Jackson foi uma pessoa obstinada, que trabalhou arduamente para manter-se no topo do estrelato da música pop, desde criança, quando era o mais famoso dos integrantes do grupo Jackson Five, até lançar-se em carreira solo, na adolescência.

As modificações físicas, alcançadas através de plásticas e de tratamentos para combater vitiligo - o que teria levado sua pele a perder a coloração a ponto de não poder expor-se ao sol -, não foram acompanhadas por um crescimento artístico.


As excentricidades se tornaram maior do que o próprio artista, lembra Margo. A autora afirma que o bizarro fascina as platéias do mundo inteiro e que o público aplaude todos os que demonstram ser únicos e originais, sejam eles atrações de circo, artistas de cinema ou músicos.

Nenhum comentário: