sábado, 13 de junho de 2009

Um homem de moral: Paulo Vanzolini.



Um Homem de Moral é sobre Paulo Emílio Vanzolini (o título é um dos versos de “Volta por Cima”), cuja vida musical é das mais inusitadas. Zoólogo de carreira, músico nas horas vagas. Culto, fez seus grandes sambas sem os apelos tradicionais da malandragem e da boa-vida. Sem saber nada de música, obteve respeito e admiração por parte de todos do seu métier, com composições que se tornaram icônicas ao longo do tempo: Ronda, Volta por cima, Cuitelinho, etc...

Um mistério que intriga Paulo Vanzolini diz respeito a um trecho do dicurso de posse do presidente americano Barack Obama.
- De repente, telefona a minha filha: "pai, estou escutando o discurso de posse do Obama na televisão e ele tá falando em 'Volta por cima'. Ele usou a música no discurso dele".
Era o célebre verso "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima". Vanzolini pediu para a filha investigar e descobrir como e se Obama conhece "Volta por cima", única composição que rendeu dinheiro a Paulo Vanzolini.


- Ganhei muito dinheiro com "Volta por cima", comprei livro de US$ 1 mil sem perguntar o preço. Mas foi só. Mas "Volta por cima" tem um fracasso. Porque ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda - diz com modéstia o mestre do samba paulista.





Nenhum comentário: