sexta-feira, 9 de julho de 2010

Rafflesia é a maior flor do mundo, encontrada somente nas selvas e algumas reservas naturais da Indonésia, Malásia, Tailandia e Filipinas.



A dificuldade de se deparar com uma dessas flores gigantes não é só porque algumas de suas espécies estão em extinção, mas também devido a seu ciclo de vida. Podem demorar até dez meses para se desenvolver por completo e permanencem abertas por dias (máximo seis), algumas só por horas.

A Rafflesia não é uma flor qualquer, a começar pelas dimenões; mede entre 60cm e 100 cm de diametro e pesa entre 6kg e 10 kg. Tudo isso de flor, pois não têm folhas e o caule é curto, pois são parasitas, vivendo de raízes de árvores.
Seu tom avermelhado vivo, aparencia bruta, lembra uma planta carnívora. E falando em carne, é este o aroma que sente-se ao redor dela. Para se reproduzir, a Rafflesia tem um cheiro forte de carne podre, atraindo insetos que fazem a polinização. Não é a toa que o nome local da planta é traduzido para flor-cadáver.
O nome Rafflesia foi em honra de sir Thomas Stamford Raffles, militar e naturalista inglês, famoso por ter fundado a Singapura.

Nenhum comentário: