sábado, 18 de setembro de 2010

Tudo ao mesmo tempo agora: o que estou lendo esses dias.

Este livro pretende colocar o leitor face a face com os textos do mestre francês da psicanálise para esclarecer os conceitos lacanianos, fazendo associações com diferentes áreas. Zizek procura mostrar que há Lacan em Shakespeare e em Casablanca, em Nietzsche e num radical muçulmano, em Stanley Kubrick e nas novelas mexicanas.


 
Ilana Casoy que acompanhou o Caso Isabella Nardoni durante dois anos, se debruçou em pilhas e pilhas de papéis, sabe que aqueles serão dias em que poderá, enfim, deixar registrado o que se passou durante o júri. E é pelos olhos imparciais dessa especialista, pela transcrição dos fatos, porém repleta de emoção, que todos poderão conhecer o que se passou dentro do Tribunal até que se desse o veredicto. Um emocionante embate entre Defesa e Acusação, uma narrativa contundente, explícita, para todos os que querem conhecer as entranhas desse julgamento.
Fiquei impressionada com o desequilibrio mental dos assassinos: a frieza do pai-assassino, incapaz de derramar uma lágrima durante os cinco dias de julgamento, a violência e impulsividade da madrasta-assassina, que vivia às turras com tudo e todos, sempre xingando aos berros, quebrando vidros, e que tinha, por sua vez um pai igualzinho a ela, o qual, por diversas vezes a própria filha denunciou à polícia.
O pai do assassino também é uma criatura do mal: o tempo todo protege o filho e gasta tubos de dinheiro para encobrir as provas do crime, mostando assim uma monstruosa cumplicidade com os assassinos, ao invés de fazer com que o filho-assassino pague a sua pena!
Muito curioso a descrição que os peritos fazem do nível de desordem do apartamento onde ocorreu o crime: pilhas de pratos sujos na pia, roupas sujas e brinquedos ocupando todos os espaços livres da casa, até mesmo absorventes sujos misturados com briquedos. Isso mostra a incapacidade do casal-assassino em assumir uma casa e uma familia. Aliado ao fato de que nenhum dos dois trabalhava e que TODAS as contas da casa eram bancadas pelos pais do assassino, chega-se a conclusão que o casal não passava de filhinhos-do-papai brincando de casinha, fingindo que formavam uma familia, pois que na verdade eram  eternos filhos desequilibrados de familias desequilibradas e que nunca cresceram, não conseguiram fazer a transição filho/pai, filha/mãe. O ciúme que a madrasta-assassina tinha da vítima de apenas cinco anos, estava além da imaginação, a ponto de esganá-la até a morte. Isso com a cumplicidade do monstuoso pai. Um caso realmente impressionante e emblemático desses tempos assustadores em que vivemos!
 
Com Os Segredos do Código, Dan Burstein e sua equipe de especialistas ajudaram milhões de leitores a separar fato de ficção em O Código Da Vinci, de Dan Brown. Agora eles estão de volta com o guia Os Segredos de Anjos e Demônios - a mais rica e variada fonte de referência sobre os assuntos abordados em outro estrondoso sucesso de Brown: Anjos e Demônios. Tendo como referência o belíssimo cenário da Roma barroca e ilustrado com imagens das principais obras de Bernini, Os segredos de Anjos e Demônios diferencia o real e o imaginário dessa trama que evolui em um verdadeiro labirinto histórico marcado por referências tecnológicas e científicas. Você conhecerá detalhes impressionantes sobre temas como: a estrutura do Vaticano, o conflito entre ciência e religião, o simbolismo nos trabalhos de Bernini na Basílica de São Pedro e por toda a Roma, o julgamento de Galileu, os Illuminati, os Hassasins, os maçons e muito mais. Para discutir os tópicos levantados no livro de Brown, Dan Burstein e Arne de Keijzer apresentam entrevistas e textos extraídos de livros de ganhadores do Prêmio Nobel, historiadores, teólogos, filósofos, críticos de arte e arquitetura, especialistas em simbologia, intelectuais e cientistas, como o brasileiro Marcelo Gleiser. Com a ajuda desses especialistas, você também conhecerá fatos e visões fascinantes sobre o estágio atual da tecnologia da antimatéria, a biometria e novas explorações sobre a origem do universo.

Nenhum comentário: