domingo, 20 de fevereiro de 2011

O mundo maravilhoso das Jararacas: USP demite professor por plágio em pesquisa. Cassa título de outro e impede doutoramento de uma aluna.

A reitoria da USP decidiu demitir um professor de dedicação exclusiva, com mais de 15 anos de carreira, após entender que ele liderou pesquisa que plagiou trabalhos de outros pesquisadores. O imbróglio envolveu também a ex-reitora Suely Vilela, coautora da pesquisa questionada. Outra pesquisadora teve o título de doutorado cassado. Era responsável pelas partes contestadas. Um dos objetivos do trabalho da USP era investigar se uma substância isolada da jararaca é útil contra o vírus da dengue. Dez cientistas participaram da pesquisa, publicada pela revista "Biochemical Pharmacology".
As imagens copiadas eram de responsabilidade de Carolina Dalaqua Sant'Ana. O trabalho foi uma continuação de sua tese para doutoramento na USP. A escola decidiu cassar o título por entender que houve plágio e "possível fraude" em seu trabalho.
A publicação em revistas científicas é um dos principais indicadores de produção no mundo científico. Uma boa produtividade rende prestígio e financiamentos.

Nenhum comentário: