sábado, 13 de setembro de 2014

Art Rua 2014: Day Dreaming, sonhando acordado.


Pelo terceiro ano, o festival Art Rua corre paralelo à feira ArtRio, também na Zona Portuária da cidade, e se posiciona definitivamente como um dos principais eventos de arte urbana do Brasil. Para a edição 2014, há várias novidades. Uma delas é o local, o charmoso Centro Cultural Ação da Cidadania, na Gamboa, um galpão com 14.000 m². Nesse espaço, estarão espalhados sete murais de 82 m², que serão pintados por artistas selecionados pelo Instagrafite, uma das maiores redes colaborativas de arte urbana do mundo, que participa pela primeira vez do projeto fazendo a curadoria. O tema escolhido como norte foi: Day Dreaming, sonhando acordado.

"Ano passado, foram mais de 40 painéis feitos por artistas de vários estados. Esse ano, optamos por fazer uma coisa mais exclusiva, com poucos nomes e artistas gringos. Nos preocupamos em fazer um mix dos já consagrados com os novos talentos, mas que já tem alguma projeção no exterior", revela Marina Bortoluzzi, que assina o projeto curatorial com Marcelo Pimentel. "Selecionamos aqueles que pintam o lúdico, o realismo fantástico, o mundo dos sonhos".


Entre os nomes, estão  The London Police (Inglaterra), Seth GlobePainter(França), Ana Marieta (Porto Rico), Ramon (Brasil-BH), Toz (Brasil-RJ),Bicicleta sem freio (Brasil-Goiania) e Branco (Brasil-SP). Além do galpão, nas imediações Inti (Chile) e El Seed (Tunísia) farão intervenções em empenas, enormes suportes que simulam laterais de prédios. Ambos vivem na França e são representados pela  Itinerrance, uma referência na arte urbana europeia, que estará marcando presença no Art Rua 2014.



 Acima o painel de Seth Globepainter


Euzinha posando no painel do brasileiro Toz!


Exemplos de varios artistas que participaram do festival.


Minha amiga Cristina pegando autografo com seu querido artista eL Seed, franco tunisiano que faz coisas como essa aqui:






Nenhum comentário: