sábado, 29 de maio de 2010

Lá se vai mais um dos meus prediletos!



Hopper atuou em mais de 100 filmes ao longo dos 56 anos da carreira e recebeu duas indicações para o Oscar, o prêmio mais importante do cinema. A primeira indicação veio como co-autor de Sem Destino, em 1969. A segunda indicação só viria 17 anos depois, no papel de técnico alcoólatra de um time de basquete num drama chamado Momentos Decisivos.
Considerado um dos maiores filmes do cinema norte-americano, Sem Destino ajudou a fazer emergir uma nova era em Hollywood, na qual a velha guarda foi forçada a ceder poder para cineastas jovens, como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.
A lista de papéis importantes na carreira de Hopper é extensa. Ele atuou ao lado de seu mentor, James Dean, em Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade, nos anos 1950. E estrelou personagens maníacos em filmes como Apocalypse Now, Veludo Azul e Velocidade Máxima. Quando não estava atuando, Hopper gostava de pintar e fazer esculturas.


 

Um comentário:

J. disse...

pintar, fazer esculturas eee FOTOGRAFAR. veja isto:
"SÁBADO, 29 DE MAIO DE 2010

O talentoso fotógrafo Dennis Hopper
© Foto de Bruce Garrett. O ator Dennis Hopper publicou em 2009 um livro que reúne fotografias feitas por ele na década de 1960.

O ator, cineasta e fotógrafo norte-americano Dennis Hopper morreu neste sábado (29/05), aos 74 anos, vítima de câncer de próstata, após uma carreira de mais de 50 anos que abrangeu desde o cinema até a fotografia e a pintura. Dennis Hopper ficou conhecido pela atuação em filmes como Velocidade Máxima, Easy Rider, Rebelde Sem Causa e Apocalypse Now. Em 2009, ele lançou pela editora Taschen um livro que reúne fotografias feitas por ele na década de 1960, época em que ele retratou os sets de filmagens, festas, jantares, passeatas e passeios de moto, formando um acervo belíssimo de fotografias. No livro aparecem astros de Hollywood como Paul Newman e Andy Warhol em momentos de lazer, até o ativista Martin Luther King em plena passeata pelos Direitos Civis no Alabama – além de anônimos da cena urbana de Los Angeles. “Eu estava fazendo algo que eu considerei que fosse ter um impacto algum dia. De muitas maneiras, foram estas fotografias que me fizeram seguir criando”, diz Hopper no prefácio do livro. "
FONTE: http://imagesvisions.blogspot.com/2010/05/o-talentoso-fotografo-dennis-hopper.html

um abraço, prima.

em breve se completará um ano do falecimento do MEU ídolo POP da minha infância. O michael....

bjs.