quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nessa minha fase tão tanguera, tão portenha, me quedei completamente apaixonada por esse disco!! A minha descoberta do ano!!


Canções da MPB vertidas para o enlevo do tango argentino e executadas por um grande músico brasileiro (embora argentino de nascimento): Tangos tropicais (Biscoito Fino) é Victor Biglione – que nasceu em Buenos Aires e mora no Brasil desde pequeno, respirando a música brasileira – em plena forma. São músicas de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outras feras nossas, tangueadas para a guitarra e os arranjos de Victor, com delicadeza e profundidade universais.
No disco 'Tangos tropicais', o guitarrista argentino Victor Biglione verte músicas de Chico Buarque e de Roberto Carlos para o idioma passional do ritmo que popularizou Carlos Gardel.

Com o auxílio luxuoso do acordeom de Marcos Nimrichter, o guitarrista verte músicas como "Choro bandido" (Chico Buarque e Edu Lobo), "Trocando em miúdos" (Francis Hime e Chico Buarque) e "Se eu quiser falar com Deus" (Gilberto Gil) para o idioma portenho. Quem dançou foram as letras, pois se trata de um disco instrumental. Que alcança melhor resultado nas músicas naturalmente mais dramáticas. É o caso de "Tatuagem", pérola da parceria de Chico Buarque (novamente ele!) com o cineasta Ruy Guerra. Uma das surpresas da seleção - assinada por Motta com Biglione - é "As canções que você fez pra mim", uma canção de Roberto Carlos dos anos 60 que ganhou projeção em 1993 ao dar título ao disco em que Maria Bethânia interpreta sucessos do Rei. A faixa tem citação de "Volver", clássico do repertório de Carlos Gardel, o cantor argentino que é a mais perfeita tradução do tango.

Veja aqui um tira gosto do biscoito finíssimo que é esse disco: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=22166073&sid=9871381261288373394345625&k5=251CFA9E&uid=

Nenhum comentário: