terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Está quase pronto o teleférico do Complexo do Alemão.

Complexo do Alemão é um complexo de bairros-favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, constituído por um conjunto de 13 favelas, estando algumas das mais violentas da cidade. A região concentra cerca de 40% dos crimes cometidos no Rio.

O teleférico servirá para o transporte de passageiros e para a retirada de lixo da comunidade.

Ele irá ligar a estação ferroviária de Bonsucesso até a Fazendinha, num trajeto de cerca de 3,9 quilômetros, com cinco estações no complexo (Morro do Adeus, Morro da Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha). Serão 152 gôndolas, que transportarão 30 mil passageiros/dia. O percurso que hoje é feito em uma hora e meia, entre Bonsucesso e a Fazendinha, irá para 19 minutos.



O governo do estado informa, em nota, que está firmando uma parceria com o Grupo Cultural Afroreggae, visando à recuperação e inserção no mercado de trabalho de crianças e adolescentes da comunidade.
Na estação final do teleférico, na região da Fazendinha a mais alta de todo o complexo será reservado um espaço para que jovens do Afroreggae façam a apresentação de peças de percussão para turistas, que utilizarão o teleférico para observação da favela urbanizada e da paisagem que se tem do alto do Rio de Janeiro. No local será implantada também uma sede do Afroreggae.

Nenhum comentário: