domingo, 29 de julho de 2012

Vc sabia que o Pãozinho Delicia é uma instituição da culinária baiana tão típica quanto o acarajé e o vatapa, meu rei? #ficadicadeliciosa

Pãozinho Delícia



O pãozinho delícia, é uma instituição para os baianos. Não há festa infantil, cantina de escola ou até mesmo festa de adultos onde ele não apareça.

São dezenas de empresas que vivem exclusivamente de sua venda para festas.

Além das clássicas versões com e sem recheio, eles têm surgido na versão color também, graças aos corantes naturais da beterraba, espinafre e cenoura. Todos invariavelmente deliciosos em seu perfeito equilíbrio entre o doce e o salgado da massa.

O que eu não sabia era que essa guloseima era tipicamente baiana, e não se encontra pãozinho delícia em outros estados do Brasil.

O grande lance dos pãozinhos delícia é se fazer numa quantidade mínima de 60 (para um quilo de farinha), pois o tempo gasto para o preparo é de 3 horas, por conta dos dois períodos em que a massa tem que descansar para crescer. No mais, tudo é muito simples. Mas vamos ao que interessa?




Junte num recipiente 1 kg de farinha de trigo sem fermento, 1 envelope de fermento em pó biológico de 10g (eu prefiro o FERMIX), 1 xícara de açúcar, 3 xícaras de leite morno, 3 ovos, 1 colher de sopa de sal, 1/2 xícara de chá de óleo e 1 colher de sopa de margarina. Misture tudo, e depois despeje numa superfície lisa e sove (ela é meio elástica) até que esteja homogênea, lisinha e brilhante. Volte ao recipiente, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, unte e enfarinhe 4 fôrmas retangulares grandes.

Agora faça 60 pãezinhos (mantenha as mãos sempre untadas com margarina), arrume nas fôrmas, cubra e deixe descansar por mais 1h30min (eles vão dobrar de tamanho). Depois asse em forno alto, pré-aquecido, mas não deixe dourar (o grande lance do pãozinho é que ele fique bem branquinho e macio). Isso deve durar uns 15 minutos se teu forno for bala.

Nesses 15 minutos, você faz duas coisas: o recheio e uma mistura para untar os pãezinhos depois de assados para que o queijo ralado do acabamento possa grudar neles.

O recheio é moleza: numa panelinha, misture 1 xícara de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento, 1 gema, sal e 1 colher de sopa de margarina. Leve ao fogo baixo até engrossar, e por fim some 2 colheres de sopa de parmesão ralado e 1/2 xícara de creme de leite. O meu embolotou, mas eu resolvi na hora com o mixer e deu tudo certo, a consistência ficou linda!

O brilho para polvilhar você faz misturando 100g de margarina derretida e 100g de queijo ralado.

Pronto! Os pãezinhos estão assados. Abra-os, rechei-os, pincele o brilho e rale queijo por cima (eu usei grana padano).




- Posted using BlogPress from my iPhone

2 comentários:

J. disse...

verdade!!!!!
e pra ser o paozinho delícia de verdade não pode faltar o recheio de queijo!!! se for seco é outro paozinho, menos o delícia, rsrsr

J. disse...

VOU FAZER !!!! Depois mando a foto !!! rsrs Valeu pela receita !!!!
Ando aprendendo muita coisa na cozinha. Só este mes já aprendi a usar panela de pressão, fiz feijão, ainpim e tb fiz uma geléia que ficou maravilhosa !!!! huuuuu Posso casar !!!!