domingo, 11 de setembro de 2011

O que eu acho mais bacana desse memorial é que ele mostra que o vazio deixado pelos que se foram não tem fim, como lágrimas que caem infindas! E isso vale também para os 200.000 civis mortos no Iraque e Afeganistão depois de 11 de setembro!!

Poucos anos depois dos ataques terroristas nos Estados Unidos, o arquiteto Michael Arad voltava para casa e pensava sobre o que poderia ser uma contribuição para seus iguais. Um espaço onde pudessem relembrar o trágico momento que viveram e encontrar forças para seguir em frente. No caminho viu uma praça com uma pequena fonte e um grupo de jovens ao redor. Sentou-se com eles, e tomado por silêncio compartilhado, encontrou o que procurava.
Seu memorial, batizado de “Reflecting Absence”, é formado por duas quedas d’água construídas exatamente na mesma posição das torres, com 10 metros de profundidade e cercadas por placas de bronze com os nomes das vítimas, onde o público (e os familiares) podem ter seu momento de paz. Seu projeto foi o vencedor, entre outros 5,201.
Fiquei muito impressionado com o trabalho de Jer Thorp, responsável pelo desenvolvimento de um algoritmo que mantém os nomes relacionados próximos. No total, são 76 painéis (18 de cada lado mais 1 nas curvas). Este algoritmo também considerou a tipografia de cada bloco, para garantir que a divisão das placas não separasse nenhuma letra ou nenhum nome. A rede de relações entre os nomes atende 1200 especificações.

Outro detalhe interessante: as placas de bronze possuem um sistema hidráulico de temperatura, para garantir que a possibilidade de tocá-las no frio ou no calor.






Nenhum comentário: