terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Esse raio caiu no Vaticano no dia do anuncio da renuncia do papa inquisidor Ratzinger! Sinal dos tempos?

LEONARDO BOFF DÁ UMA AULA DE PAPA: NON HABEMUS PAPAM

Está tudo na sucessão de posts de Leonardo Boff no Twitter, a partir do anúncio da renúncia do Papa. Colocações que expõem a sabedoria de Boff e sua isenção, mesmo tendo sido tão perseguido pelo cardeal Ratzinger de ontem, o Bento XVI de hoje, ex-Papa do dia 28 de fevereiro.

Sobre a renúncia de Bento VI e seus motivos:
“A renúncia do Papa é um ato de razoabilidade. Humildemente deu-se conta dos limites da natureza que o impediam de exercer sua função. Foi digno”.
“O Papa havia acenado que poderia renunciar.Tem forte artrite nos joelhos e fêmur e sentia que a cabeça já não funcionava bem”.


Sobre a IGREJA CATÓLICA sem Papa:
“Segundo o canon 335, não se pode fazer nada na Igreja (sem o Papa). Ela congela. Um grupo de cardeais mantém a máquina funcionando”.
“Vamos dizer corretamente: “Non habemus papam”. Desculpe”.


Sobre a sucessão do Papa e os candidatos seus possíveis sucessores:
“Os Papas nomearam cardeais à sua imagem, moderados e conservadores. Há três que sobressaem: Madariaga de Honduras, Arinze da Nigéria, Turkson de Gana”.
“Na América Latina, há Borgoglio de B.Aires, que recebeu votos, Sandri também argentino e está em Roma e Madariaga de Honduras, inteligente”.
“Os dois cardeais negros, Arinze e Turkson, são mais romanos que Roma. 52%dos católicos vivem no Terceiro Mundo. Merecemos um Papa (da América Latina). O meu é Madariaga”.
“Küng (Hans Küng, teólogo) já manifestou preocupação de que Bento XVI acabe infuenciando alguém da linha dura dele o que aprofundaria a crise da Igreja”.

Sobre Bento XVI:
“Ele foi teólogo brilhante e aprendi muito dele quando tínhamos amizade. Mas não trouxe nenhuma novidade para a teologia”.
“Bento XVI foi controvertido. Tentou interpretar o Vaticano II à luz do Vaticano I: à luz da autoridade do Papa e não da Igreja Povo de Deus”.
“Inegavelmente colocou o acento no reforço da Igreja hierárquica. Opcão básica: reevangelizar a Europa. Para nós significa: optar pelos ricos”.
“Bento XVI teve dois pesos e duas medidas.Tratava com luvas de pelica os reacionáriios seguidores de Lefebvre,nós da libertação a bastonadas”.

Sobre renúncias de Papas:
” Três Papas renunciaram: Ponciano em 325, escravizado; Celestino V, eremita, em 1294, sem experiência; Gregório XII, em 1415, um antipapa”.
Sobre o colégio eleitoral para escolha do novo Papa
“Como tantos teólogos sou a favor de um colégio que represente toda a Igreja, cardeais, leigos, homens e mulheres”.


 

Um comentário:

J. disse...

Oi, prima!
Eu estava longe, onde não há sinal de telefone ou net, em Barra Grande, região da Baía de Camamú (que só perde pra Baía de Guanabara).
Então, soube desta notícia agora, pelo seu blog.
SInceramente, que bom: não vou com a cara deste papa. E achei muito sensata sua atitude, e fiquei surpresa com isso.
E mto moderna a idéia de Boff, de um colégio que represente toda a igreja, pois, se é uma instituição política (vejo assim), melhor que seja democrática.