terça-feira, 26 de maio de 2009

Cuidado ao baixar músicas: cavalinho de tróia.




A família de cavalos de troia Wimad usa arquivos de música padrão Windows Media para invadir computadores.Conforme a Symantec, o Wimad é um cavalo de troia que se instala no micro e baixa arquivos remotos da internet.


Chega ao computador na forma de um arquivo de áudio com DRM (proteção de direitos autorais) adulterada.Quando executado, o arquivo envia uma solicitação a um servidor e recebe de volta um arquivo .htm que abre uma janela do browser e carrega outro arquivo .htm de novo endereço web.


Este último arquivo, por sua vez, abre uma terceira página HTML de outro domínio.Após esse longo passeio pela internet, o cavalo de troia exibe uma mensagem que pode ser algo como: “Obrigado pelo download deste arquivo. Clique em PLAY em ouça”; ou “Você deve clicar em SIM para ter acesso”.


Se o usuário clica em PLAY ou SIM, o invasor baixa e executa uma série de arquivos, também de várias origens. São outros cavalos de troia, programas espiões e ainda um adulterador de resultados de buscaSegundo o blog Microsoft Malware Protection Center, a família de programas maliciosos Wimad é a sétima mais ativa no período de maio de 2008 a abril último, com a média de 1,5 milhões de casos mensais e pico em dezembro e janeiro, com cerca de 2,5 milhões cada.

Nenhum comentário: