sexta-feira, 26 de março de 2010

Sou Sósingular e vc?


Um dia, após mais uma festa de ano-novo que passou solteira, Sasha Cagen, editora da publicação independente To-Do List Magazine, teve um click mental com as palavras quirky (pessoa com “manias”) e alone (sozinho).
Acabava de surgir o termo ::quirkyalone::, que definia “uma pessoa que se diverte sendo solteira, mas não é contra estar em uma relação, e que prefere estar só a namorar apenas para fazer parte de um par”.

Em julho de 2000, Sasha publicou um ensaio na internet sobre o insight que teve e recebeu uma avalanche de e-mails de pessoas – de 20 a 70 anos! – que se identificavam com suas idéias. Elas pareciam genuinamente aliviadas por não estarem sozinhas no mundo afinal. Em 2004, baseada no ensaio e nos inúmeros e-mails que recebeu, Sasha, ela própria uma típica quirkyalone, publicou Quirkyalone: A Manifesto for Uncompromising Romantics. Em maio de 2006, o livro foi publicado no Brasil, sob o título Sósingular – Um Manifesto Para Românticos Irredutíveis.


Quirkyalones são pessoas que sabem curtir sua própria companhia, têm espírito otimista e valorizam o auto-respeito, a criatividade e o espírito independente. Eles definitivamente não concordam que seja “impossível ser feliz sozinho” (aqui, sozinho = fora de um romance).
Mas esse jeito “my way” não deve ser confundido com egoísmo. Ao contrário, QAs são românticos e idealistas ao extremo. Tão românticos que, diante de um convite pra sair com alguém com quem não se identifiquem de verdade, eles preferem ir pra casa arrumar o armário. Por outro lado, a amizade é um valor inquestionável para esse grupo. Eles têm uma forte rede de amigos com quem falam praticamente todos os dias, e que constituem um pilar, uma fonte de apoio mútuo. E, ao contrário do que acontece com muitos solteiros comuns, QAs não abrem mão dos amigos por uma pessoa, pois, pra eles, amigos são mais que “um artifício para passar o tempo até que se encontre outra pessoa mais importante. Na verdade, NÓS TEMOS outras pessoas importantes”. Já dá pra ver que eles são solteiros, mas não solitários.
Outra diferença entre um solteiro comum e um QA é que dizer que se é solteiro funciona como uma senha para: “Estou disponível. Quer ser meu par?”. Já o QA vê o fato de estar solteiro como algo natural e não perde tempo em relações medíocres, na qual não sinta de fato uma conexão. “Nós preferiríamos estar sozinhos com nossos próprios pensamentos a estar com um par menos que perfeito. Nós somos quase visceralmente contra relacionamentos casuais”, afirma a escritora. Ou seja, nada de monogamia serial também, em que alguém fica com uma pessoa atrás da outra apenas para não ficar só.


Quirkyalones não são cínicos nem descrentes no amor. Alain de Botton não escreveu especificamente sobre os QAs, mas sua afirmação de que “não existem maiores românticos que aqueles que não têm com quem serem românticos” é perfeita pra eles. Apesar de serem felizes sozinhos, eles estão abertos às possibilidades. Representam, assim, o aparente paradoxo de ser extremamente modernos (por curtirem a vida de solteiro e valorizarem a individualidade) e extremamente tradicionais, no sentido de quererem encontrar o “the one”, o escolhido ou escolhida que finalmente os entenderá. Que fique claro: não se trata de encontrar uma alma-gêmea como a outra metade que completa você, mas sim uma “parceria vibrante e dinâmica”, de modo que você continue a ser você mesmo.
É verdade que quirkyalones podem passar algum tempo sozinhos. Mas, diz Sasha, “quando um quirkyalone se depara com outro, ooh la la. A Terra treme”.


Tudo o que eu quero é um acorde perfeito maior

Com todo o mundo podendo brilhar no cântico
Canto somente o que não pode mais se calar
Noutras palavras sou muito romântico.
(CV).

Nenhum comentário: