Dois anos mais jovem que Amy, a cantora deve surpreender a platéia com músicas dançantes de soul, funk, hip hop e R&B, voz afinada de timbre agudo, performance dramática e pautada pela dança que remete a grandes nomes como James Brown, Michael Jackson e Prince. Assim como surpreendeu 3 milhões de americanos que assistiram em 18 de maio de 2010 a sua primeira apresentação na TV, no programa Late Show, apresentado por David Letterman no canal CBS.
Então com 24 anos, Janelle arrebatou a platéia vestindo um smoking acinturado e os cabelos ajeitados em um coque altíssimo, cantando Tightrope, canção que figura nas listas de jornais e revistas americanos e europeus entre as melhores de 2010. Deixou o palco ovacionada, saudada por Letterman como “tremenda!” e, como raras vezes acontecem no mundo pop, consagrada no debut e elevada ao posto de maior revelação do ano da música americana.
Corais e ficção científica - A voz de Janelle Monáe Robinson foi moldada em corais negros do subúrbio de Kansas City, onde ela nasceu. Filha de mãe faxineira e pai motorista de caminhão viciado em crack, Janelle chegou a colaborar com o orçamento da casa participando de concursos de calouros.
O jornal The New York Times chamou o álbum de “tour de force de piscodelia, funk e hip hop” e “uma múltipla visão da música do passado e do futuro nos Estados Unidos”. Numa entrevista ao Chicago Tribune, Janelle disse que se identificava com andróides e que sua música é influenciada por Lauryn Hill, Frank Sinatra e até pela a banda de rock Nirvana.
Todos esses elementos são facilmente reconhecíveis nos shows da cantora, mas nenhum deles suplanta o resgate que Janelle fez, ao seu modo, de uma marca dos grandes crooners e entertainers americanos: a dança. Seus movimentos têm algo de improviso e brilhante expontaneidade, e oferecem um espetáculo bastante diferente daquele que Beyoncé, Rihana ou Fergie, com suas coreografias ultraenssaiadas, costumam apresentar.
O figurino de Janelle Monáe, com peças clássicas como smoking e calças de alfaiataria, ao que se sabe escolhidas pela própria, chamou a atenção do estilista alemão Karl Lagerfeld. No último dia 01 de dezembro, quando completou 25 anos de idade fazendo um show em Moscou, na Rússia, Janelle ouviu de Lagerfeld: "Você é maravilhosa, tem muito estilo e um jeito único de se mover”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário