quarta-feira, 6 de julho de 2011

Taí um livro que eu quero ler!

Rodrigo foi um esquizofrenico que nos deixou muito cedo, mas deixou uma obra importante e até um blog:

http://lowcura.blogspot.com/

Este é o foi o seu último post:

A mente esquizofrênica não funciona bem e boicota, sem os remédios, o tempo todo. Com remédios ficamos bem. Leves e tranqüilos para o mundo, que é muito bom. Fora as pessoas que não valem à pena, estas manter distância torna-se necessário. Positive Vibrations.




outro:

mobiliando o silêncio

com aquários vazios


vê-se inexistente
uma cor na parede


o que se vê
é um pássaro com sede


de poleiro em poleiro
fazendo voar a gaiola


A literatura e a esquizofrenia vieram juntas há exatos 20 anos. Foi depois do primeiro surto, aos 23, que Rodrigo de Souza Leão começou a escrever ficção sem parar. Em algumas vezes, versos rabiscados no primeiro pedaço de papel que aparecesse pela frente. Noutras, poesias curtas em revistas literárias na internet. O mundo virtual era sua vitrine. Rodrigo editava uma revista literária, escrevia para sites e mantinha um blog, o Lowcura. Em 2008, conseguiu realizar um sonho: publicou pela editora 7 Letras seu primeiro livro em prosa, Todos os Cachorros São Azuis. Ficou eufórico por ser um dos 50 finalistas do Prêmio de Literatura Portugal Telecom, ao lado de nomes como José Saramago, Manoel de Barros e Milton Hatoum. O romance, quase uma autobiografia, é uma imersão no mundo da esquizofrenia.
Agora, dois anos após a sua morte, esse livro virou uma peça de teatro e a editora Record está publicando sua autobiografia: ESQUIZOIDE, CORAÇÃO NA BOCA!

Nenhum comentário: