terça-feira, 27 de abril de 2010

Uma ótima razãoprá se jogar na FLIP 2010 em Paraty: Mr. Robert Crumb!!!


Robert Crumb é um dos maiores artistas do mundo. Em qualquer ramo das artes, é difícil encontrar alguém que tenha uma percepção tão acurada do mundo a sua volta. O cara criou o Gato Fritz, virou a contracultura de cabeça para baixo, demoliu os padrões de beleza com suas mulheres, acabou com a hipocrisia da classe média. Ele fez tudo isso usando histórias em quadrinhos.


alguns minutos de conversa com o cartunista Robert Crumb são suficientes para perceber que toda a pulsão sexual, a ojeriza à sociedade consumista e as doses cavalares de cinismo e misantropia que permeiam sua obra seguem ali, borbulhando.





Aos 66 anos, 19 deles na França, Crumb parece ainda não ter se encontrado ("não me sinto bem em nenhum lugar"), fala com desprezo profundo sobre a cultura americana ("está pior do que nunca") e, sobretudo, sente muito medo do rumo político que os EUA tomaram ("fico ouvindo o que meus amigos contam, e eles dizem que só está piorando").






Nascido em 1943 em uma família de cinco irmãos da Filadélfia (sendo ele o do meio), Crumb começou a desenhar muito cedo, grande parte em razão da insistência do irmão mais velho, Charles. O hobby se tornou ganha-pão em 1962, quando se tornou ilustrador da American Greetings. Logo viriam os quadrinhos e uma profusão de personagens que marcariam a chamada contracultura americana: Fritz the Cat, Mr. Natural, Angelfood, Devil Girl...

Nenhum comentário: