sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alemanha cria bar para alcoolátras! Bingo! E os bares todos do mundo não são os lares dos bebuns??

Um experimento na cidade alemã de Kiel está chamando a atenção de toda Alemanha. Foi inaugurado na cidade um bar para alcoólatras, o Sofa Bar, custeado em parte pelo dinheiro público. O bar serve bebidas sem álcool e café, mas seus frequentadores podem levar suas próprias bebidas alcóolicas. Segundo as autoridades municipais, a criação do bar funcionou porque tirou os bêbados das ruas evitando conflitos com a população da cidade.

Segundo reportagem da revista Der Spiegel, autoridades da cidade de Dortmund já estão pensando em adotar medida semelhante na cidade, para acabar com os distúrbios causados pelos alcoólatras, que deixam garrafas quebradas pela cidade, urinam em locais públicos e brigam nas ruas. Outras cidades, como Hamburgo e Freiburg tamvém estão interessadas no projeto.
O bar é gerenciado pelo assistente social Reinhard Böttner, que afirma que é mais fácil ajudar os alcoólatras quando eles não são abordados de forma agressiva, como acontece nas ruas. Ele diz ainda que a maioria dos frequentadores do Sofa acaba aceitando ajuda e procurando informações sobre programas de reabilitação.

Nenhum comentário: